Um estudo do Liber Quadratorum (1225) e suas potencialidades para o ensino de Matemática

  • José dos Santos Guimarães Filho Universidade Federal do Pará – UFPA/Brasil
    stanleygamemaster@gmail.com
  • João Claudio Brandemberg Universidade Federal do Pará – UFPA/Brasil
    stanleygamemaster@gmail.com

Resumo

Neste artigo buscamos a partir de uma tradução de proposições escolhidas do livro Liber Quadratorum de Leonardo Fibonacci (1170-1240), apresentar alguma potencialidade do uso das ideias contidas no texto para o ensino de conteúdos matemáticos; mais especificamente conteúdos de aritmética que versam sobre números quadrados e sua importância matemática. Além disso, fazemos um passeio pelo período vivenciado por este importante personagem, que foi professor e escreveu sobre a matemática, e sua influencia para o desenvolvimento e divulgação dos métodos algorítmicos da matemática árabe na Europa no inicio do século XIII.

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Publicado
2018-03-22
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Como Citar
FILHO, J. dos S. G.; BRANDEMBERG, J. C. Um estudo do Liber Quadratorum (1225) e suas potencialidades para o ensino de Matemática. REMATEC, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 71-85, 2018. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2017.n26.p%p.id111. Disponível em: http://rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/111. Acesso em: 20 abr. 2021.
Seção
Artigos Científicos