Modelos matemáticos em práticas de produtores de leite bovino

Lucas Silva Pires

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em contribuir no ensino de função do primeiro grau a partir de práticas com a produção de leite bovino para o ensino de Matemática nas escolas do campo utilizando a Modelagem Matemática como estratégia de ensino. Trata-se de narrativas com sujeitos que exercem práticas socioculturais em espaços rurais. Faz um estudo sobre algumas inferências da Modelagem Matemática e o uso dela como estratégia de ensino-aprendizagem no contexto escolar e da Educação do Campo. Sugere a proposição de problemas envolvendo Função do 1º Grau que busca resultado e contribuição para o fortalecimento das práticas pedagógicas de professores das escolas do campo. Os resultados indicam que é possível dar importância aos saberes matemáticos oriundos do campo através de pesquisas sobre narrativas de produtores de leite para o desenvolvimento do ensino de Matemática nas escolas campesinas através da Modelagem Matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.