Das motivações ao referencial teórico: os caminhos para consolidar uma pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos e o uso das tecnologias digitais

  • Taiane de Oliveira Rocha Araújo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria Deusa Ferreira da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Teoria, tecnologia, conceitos, Educação, mediação.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A pesquisa foi realizada com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o objetivo foi analisar a formação de conceitos geométricos na EJA, mediada pelo software GeoGebra. Especificamente, trazemos as nossas motivações e a busca por um referencial teórico que consolidasse a pesquisa e contribuísse para responder aos seus objetivos e à pergunta diretriz. Assim, na introdução, apresentamos como o tema emergiu, a partir de nossas motivações e trajetória acadêmica. Com o desenvolver da pesquisa, alinhamos discussões sobre o ensino de matemática e o uso de tecnologias, com os processos mentais que envolvem a aprendizagem. Nessa busca, nos deparamos com a Teoria de Assimilação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin (NÚÑEZ, 2009), cuja abordagem refere-se ao desenvolvimento da formação de um conceito e seu processo de aprendizagem, e, para isso, o autor desenvolve graus de qualidade e etapas da aprendizagem. Apresentamos uma discussão sobre essa teoria e como ela se articulou com a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORBA, Bruno Tizzo. Práticas de ensino e aprendizagem de matemática e tecnologia: um olhar para as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2017. 220f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo R. da Silva; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

FONSECA, Marcelly Iack Peres da. O ensino de geometria no programa nova EJA: uma abordagem através de recursos lúdicos e tecnológicos. 2017. 192f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Goytacazes, 2017.

KOZELSKI, Adriana Cristina; ARRUDA, Gisele. A importância da utilização das tecnologias nas aulas de matemática. In: XIII EDUCERE – Congresso Nacional de Educação. 2017. Anais...Curitiba: Editora Universitária Champagnat.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Activity and consciousness. 1977. Disponível em: <http://www.marxists.org/archive/leontev/works/1977/leon1977.htm>. Acesso em 15 jun. 2017.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na erada informática. Tradução Carlos Irineu Costa. 1. ed. São Paulo:34, 1996.

NÚÑEZ, Isauro Béltran. Vygotsky, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.

NÚÑEZ, Isauro Bétran; FARIA, Tereza Cristina Leandro de. O enfoque sócio-histórico-cultural da aprendizagem: os aportes de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev e P. Ya Galperin. In: NÚÑEZ, Isauro Bétran; RAMALHO, Betania Leite. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática: o Novo Ensino Médio. Porto Alegre: Sulina, 2004. p.51-68.

TALIZINA, Nina. F. La formación de los conceptos matemáticos. IN: TALIZINA, Nina. F. (Org.). La formación de las habilidades del pensamiento matemático. México: Editorial Universitaria Potosina, 2001. p. 21- 39.

VIGOTSKI, Liev Semiónovitch. A formação social da mente: O desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VOLODARSKAYA, I.A. La formación de las habilidades generalizadas del pensamento geométrico. IN: TALIZINA, Nina. F. (Org.). La formación de las habilidades del pensamiento matemático. México: Editorial Universitaria Potosina, 2001. p. 195 – 246.

Publicado
2020-05-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 65
  • PDF Downloads 65
Como Citar
ARAÚJO, T. DE O. R.; SILVA, M. D. F. DA. Das motivações ao referencial teórico: os caminhos para consolidar uma pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos e o uso das tecnologias digitais. REMATEC, v. 15, p. 61-78, 5 maio 2020.
Seção
Artigos Científicos