Educação menor como dispositivo potencializador de uma escola outra

Palavras-chave: Educação Menor, Neoliberalismo, educação escolar.

Resumo

O ideário neoliberal no Brasil vem sendo cada vez mais articulado e fortalecido, ora pelas políticas públicas, ora pelas parcerias entre o setor público e o privado – este último amparado por parceria com Organizações não Governamentais (ONGs) cujo desafio é o de “salvar” a educação pública de seu fracasso iminente. Assim, como compor outros cenários, abrir atalhos, criar outras escolas ou escolas outras? Este tipo de questão talvez não tenha resposta, mas, nos apresenta um problema. Ele está aí, a nos desafiar, precisa ser pensado. Um problema exige, nesse momento, respostas distintas das milhares que já foram produzidas nas mais diferentes correntes sociais e filosóficas da educação. Assim, nosso objetivo aqui não é traçar um modelo de escola, ou apresentar uma escola outra, mas sim, buscar elementos que nos permitam compreender o momento atual e assim, apresentar possibilidades – efêmeras – mas que nos permitam nos tornarmos parentes do futuro. Diante disso, pretendemos abordar a seguinte questão: como compor outros cenários, abrir atalhos, criar outras escolas ou escolas outras? Para tanto dividimos o texto em duas partes: num primeiro momento exploramos a educação como eixo estruturante do projeto neoliberal e, num segundo momento, discutimos o espaço escolar como um espaço heterotópico, cujas linhas de fuga podem ser potencializadas quando pensadas na perspectiva de uma educação menor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. Lições americanas. 2. Ed. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

CARVALHO, Alexandre Filordi. A função Professor. Ed. UNIJUI. 2014 2. Ed.

COUTO Mia. Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2007

DA COSTA, N.C.A., O Conhecimento Científico, 2a. ed., São Paulo: Discurso Editorial, 1999.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 edições, 2013.

FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In: Ditos e Escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 411-422.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GALLO, Silvio. Em torno de uma Educação Menor. In Educação e Realidade. 27(2):169-178. jul./dez. 2002.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. O neoliberalismo em ataque ao ensino público. Ed. PLANTA. 2003.

MACHADO, N.J., Matemática e Realidade, São Paulo: Cortez Editora, 1987.

NAGAFUCHI Thiago, BATISTA Irina de Lourdes. A busca da verdade matemática e o método axiomático. In: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p422.pdf

TARSKI, A., Truth and Proof, Scientific American, 220: 63-70, 75-77, 1969.

Site: Instituto Airton Senna.

https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/documentos/relat%C3%B3rios-anuais/Relatorio-Institucional-2012.pdf

Publicado
2020-05-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 93
  • PDF Downloads 93
Como Citar
GALLO, S.; MONTEIRO, A. Educação menor como dispositivo potencializador de uma escola outra. REMATEC, v. 15, n. 33, p. 185-200, 1 maio 2020.
Seção
Artigos Científicos