Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática

Palavras-chave: História da Educação Matemática, Transferências culturais, Método Montessori

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender como ocorreu a transferência, para o Brasil, das propostas pedagógicas de Maria Montessori e quais foram, dentre essas propostas, as que foram incorporadas ao ensino elementar da Matemática no período de 1911 a 1952. Esta é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental, apoiada no referencial das transferências culturais. Nossas fontes se encontram nos arquivos da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina; em livros didáticos, artigos e teses sobre a autora. Concluímos que as transferências das propostas pedagógicas de Montessori, no Brasil, ocorreram principalmente por meio de livros, artigos, periódicos, cursos oferecidos aos professores, exposições pedagógicas e pelas escolas montessorianas que surgiram na década de 1920. A apropriação de suas ideias no ensino da matemática no país deu-se com ênfase no ensino de iniciação aritmética e de conceitos elementares de geometria, com forte utilização dos materiais didáticos propostos por Montessori.

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Biografia do Autor

Circe Mary Silva Silva , Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1979) e doutorado em Pedagogia - Universitat Bielefeld (1991). É professora aposentada da Universidade Federal do Espírito. Atualmente é professora do mestrado em educação matemática da Universidade Federal de Pelotas, professora voluntária do mestrado em ensino da Matemática da Universidade de São Paulo. Atua como pesquisadora visitante do CNPq na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, pesquisando principalmente nos seguintes temas: historia da matematica, livro didatico, formacao de professores, ensino de matematica no brasil e ensino-aprendizagem da matematica. É membro do GHEMAT
Waléria de Jesus Barbosa Soares, Secretaria Municipal de Educação / Maranhão
Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2017), com Doutorado Sanduíche realizado na Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade do Porto-Portugal (2015), Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2009), Especialista em Gestão Escolar pelo IBMEC-RJ (2014), Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Gama Filho (2014), Especialista em Ensino da Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004), Pedagoga pela Universidade de Franca-SP (2017), Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão (2013), Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Atualmente integra o GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Desenvolve trabalhos sobre História da Educação e do Ensino da Matemática, Currículo e Formação de Professores e Avaliação de Aprendizagem.

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Publicado
2020-07-22
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Como Citar
SILVA , C. M. S.; SOARES, W. DE J. B. Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática . REMATEC, v. 15, p. 195-211, 22 jul. 2020.
Seção
Artigos Científicos