A expertise de uma educadora matemática Paulista – notas históricas da conversa com a professora Maria Amabile Mansutti

Palavras-chave: História da Educação Matemática. Maria Amabile Mansutti. Expert e Expertise. Entrevista. Escola de Oito Anos

Resumo

Este texto traz resultados de uma entrevista realizada com a professora Maria Amabile Mansutti, uma das célebres educadoras matemáticas paulistas, integrante do IMEP, a primeira Escola de oito anos de formação escolar obrigatória no Brasil estabelecida pela LDB nº 5.692/71. O IMEP foi criado pelo Decreto n. 7.834/68 e autorizado a funcionar em caráter experimental como Escola Integral de Oito Anos. Esse espaço institucional na época foi conhecido também como laboratório pedagógico, a cozinha de produção de saberes, por experimentar técnicas, currículos, programas e processos de avaliação da aprendizagem, em particular, na elaboração curricular da Matemática das séries iniciais do 1º grau. Notas históricas dessa entrevista alinham-se ao projeto temático GHEMAT e pesquisas da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, que consideram expert um profissional estreitamente ligado a esfera da educação que se dedicam com zelo ao ofício docente. Das pesquisas realizadas a partir do acervo decorreu a hipótese de que Maria Amabile Mansutti foi a protagonista com expertise profissional na disseminação e objetivação de saberes para o ensino e formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACERVO PESSOAL MARIA AMABILE MANSUTTI. Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2020.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971.

BURKE, P. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016.

CADERNOS CENPEC. Nenhum movimento curricular no Brasil teve força para mudar a prática dos professores em Matemática. Entrevista com Maria Amabile Mansutti. São Paulo. v. 8. nº 1. p.235-252, jan./jul. 2018.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. FREYMOND, M. & BOS, S. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação- A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. [org.]. Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. p. 55 – 112), São Paulo: editora Livraria da Física, 2017.

HOFSTETTER, R., SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação, In: R. HOFSTETTER; VALENTE, W. R. [org.]. Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. p. 113 – 172, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

LAMPARELLI, L. C. Matemática: uma escolha anunciada de estudos e vida. Revista de História da Educação Matemática, v. 4, n. 2, 2018, p. 263-290.

MANSUTTI, M. A. Depoimento oral [25 mai. 2020]. On line, 2020. Entrevista concedida a Wagner Rodrigues Valente e Marylucia Cavalcante Silva.

SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Curso de Preparação de Professores e Pessoal para Escolas Integradas de Oito Anos da Prefeitura de São Paulo. São Paulo, 1970a.

_______. Secretaria de Educação. Plano para as Sessões de Estudos no IMEP. São Paulo, 1970b.

_______. Secretaria de Educação. Curso Treinamento de Professores. São Paulo, 1969a.

_______. Secretaria de Educação. Plano Administrativo Pedagógico de uma Escola Integral de Oito Anos. São Paulo, 1969b.

_______. Secretaria de Educação. IMEP. Decreto nº 7834 de 12 de dezembro de 1968.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 201-228.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; PINTO, N. B.; MORAIS, R. S. A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990.Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP, 2017.
Publicado
2020-09-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 73
  • PDF Downloads 73
Como Citar
SILVA, M. C. A expertise de uma educadora matemática Paulista – notas históricas da conversa com a professora Maria Amabile Mansutti. REMATEC, v. 15, n. 34, p. 212-225, 1 set. 2020.
Seção
Artigos Científicos