Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas

Palavras-chave: Educação Matemática, Ensino de Ciências da natureza, Forma/ação de professores

Resumo

Neste artigo, é exposta uma compreensão sobre a prevalência da pesquisa qualitativa, nas investigações realizadas e trazidas ao público, na área de Educação/Ensino de Matemática e de Ciências da Natureza. É enfatizado que essas áreas trabalham com duas lógicas de ciências: uma, daquela que é ensinada e outra concernente à lógica das Ciências Humanas, uma vez que todo professor trabalha também com a formação da pessoa, no caso, de seu aluno. Toma pesquisas sobre a forma/ação de professores dessas disciplinas como embasamento da argumentação articulada. Esta se desdobra para o entendimento da concepção forma/ação de professores e modos de a autora e seu grupo de pesquisa conduzir suas buscas sobre esse tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Ideal, Trabalho e Compromisso na Universidade Pública. Relato e reflexão sobre uma experiência. São Paulo: Olho D’Água, 2000.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa Qualitativa: Significados e razão que a sustenta. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 7-26, 2005.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Formação de Professores: da incerteza à compreensão. Bauru: EDUSC, 2003.

CABRAL, Tania B. C. Depoimento encaminhado por escrito. Recebido em 15-11-2017.

GUSDORF, Georges. Professores para quê? São Paulo: Editores Moraes, 1978.

LAMMOGLIA, Bruna. O sistema de avaliação de rendimento escolar do estado de São Paulo (SARESP) em escolas da Rede estadual de ensino. 2013. 1043f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Rio Claro, 2013.

Núcleos de Ensino in Jornal da UNESP – Universidade Estadual Paulista. ANO III, n. 26, maio de 1988.

SILVA, Anderson Afonso da. A produção do conhecimento em educação matemática em grupos de pesquisa. 2017. 374f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Rio Claro, 2017.
Publicado
2020-12-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 55
  • PDF Downloads 55
Como Citar
BICUDO, M. A. V. Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas. REMATEC, v. 15, n. 36, p. 95-107, 22 dez. 2020.
Seção
Artigos Científicos