Relações entre educação matemática e educação do campo: análise de publicações recentes

  • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco – Edumatec - UFPE. https://orcid.org/0000-0003-4355-0793
Palavras-chave: Educação do Campo, Educação Matemática, Formação de Professores do Campo, Pesquisas em Educação Matemática na Educação do Campo

Resumo

A Educação do Campo é uma conquista importante para os povos do Campo terem uma educação que considerassem as especificidades socioculturais de suas comunidades e que fosse construída com seu protagonismo. A implementação dos princípios da Educação do Campo ainda se constitui num grande desafio, apesar de muitos avanços tais como a criação de cursos de Licenciatura em Educação do Campo em universidades públicas brasileiras. A Educação Matemática tem estabelecido relações importantes com a Educação do Campo. Todavia, muitos são ainda os desafios para o desenvolvimento de perspectivas teóricas, pedagógicas e metodológicas fundamentadas em pesquisas que tentem articular as duas áreas. Neste artigo apresenta-se uma revisão sistemática da literatura na Base de Dados Periódicos Capes no período de 2016 a 2020. As análises dessas publicações constituiu-se num importante recurso metodológico para obter uma visão ampliada dos processos de discussão sobre essas temáticas na atualidade. Os resultados da revisão indicam um número expressivo de artigos em revistas nacionais indexadas nessas duas áreas educacionais específicas. As análises ainda sugerem que os autores trazem contribuições mais consistentes para as discussões teóricas, metodológicas e implicações educacionais, pois enfocam mais especificamente as práticas pedagógicas que envolvem diferentes agentes que ensinam e aprendem Matemática nos contextos da Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, L.; CARVALHO, D.; ELIAS, H. Educação do Campo nas 10 edições do Encontro Nacional de Educação Matemática: uma retrospectiva. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 1-15.

______. As relações estabelecidas entre o cotidiano camponês e a aula de matemática: análise da produção científica em 10 edições do Encontro Nacional de Educação Matemática. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 5, n. 1, p. 1-21, 2014.

BARROS, A. H. B. O Pibid Diversidade na formação dos sujeitos do campo no Maranhão. Crítica Educativa, v. 3, n. 2, p. 772-784, 2017.

BARROS, V. N.; SILVA, J. P. Agroecologia e ensino de Matemática: uma proposta curricular em discussão. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 12., 2016, Recife. Anais... Recife: Anpae, 2016. p. 812-821.

BRASIL. Parecer CNE/CEB Nº 36/2001. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC, 2002.

______. Decreto-Lei nº 7.352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

______. Portal de Periódicos Capes. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/

BORGHI, I. S. M.; PORTO, K. S. A importância dos saberes acadêmicos e dos saberes populares na formação de educadores da educação do campo. Acta Scientiarum. Education, v. 41, n. 1, p. 40063, 2019.

BÚRIGO, E. Z. A Sociedade Brasileira de Educação Matemática e as Políticas Educacionais. Bolema - Mathematics Education Bulletin, v. 33, n. 64, p. VII–XXVI, 2019.

CAVALCANTE, N. I. Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de Matemática em escolas do campo. In: WORKSHOP NACIONAL EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 6., 2016, Juazeiro. Anais... Juazeiro: Uneb, 2016. p. 107-112.

CAVALCANTE, N. I. MONTEIRO, C. E. F. Os processos de letramento estatístico na formação de educadores do campo. ENCONTRO DE PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA PARAÍBA, 4., 2017, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2017. p. 574-585.

COSTA, E. M. Licenciatura em Educação do Campo: intencionalidades na formação de educadores do campo no Marajó. Educación, v. 26, n. 50, p. 88–103, 2017.

DINIZ, D. C.; BARROS, A. H. B. A licenciatura em educação do campo na formação de professores em ciências da natureza e matemática no maranhão. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Unicsul, 2016. p. 1-12.

DUARTE, C. G. Interlocuções entre a Educação do Campo e a Etnomatemática. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 5, n. 1, 2014.

DUARTE, C. G.; FARIA, J. E. S. Educação do Campo e Educação Matemática: possíveis entrelaçamentos. Reflexão e ação. v. 25, n. 1, p. 80-98, 2017.

ENEM. Encontro Nacional de Educação Matemática. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XIII ENEM, 2019. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php

FERNANDES, F. L. P. Práticas profissionais do campo e a Matemática: um olhar para a perspectiva pedagógica da Etnomatemática na licenciatura em Educação do Campo. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Unicsul, 2016. p. 1-13.

FERNANDES, F. L. P.; SOUSA, M. C. Desenvolvimento Curricular e a Dimensão Sociocultural em uma disciplina de Funções na Licenciatura em Educação do Campo. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. 2, p. 500–518, 2020.

FRANTZ, D. S. F. S.; DALCIN, A. Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberes. Rematec, v. 12, n. 25, p. 121-140, 2017.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, 2019, v. 6, n. 1, p. 57-73.

GAIA, C. A.; MOURA SILVA, M. G. M.; PIRES, L. S. Ensino de Matemática na Educação do Campo a partir de narrativas. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 10, n. 1, p. 1-11, 2017.

GAIA, C.; PIRES, L. S. Saberes matemáticos e história de vida na zona rural de Marabá-PA. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, n. 1, p. 128–146, 2016.

HALMENSCHLAGER, K. R.; CAMILLO, J.; FERNANDES, C. S.; DEL MÔNACO, G.; BRICK, E. M. Articulações entre educação do campo e ensino de ciências e matemática presentes na literatura: um panorama inicial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, n. 0, p. 1–21, 2017.

HALMENSCHLAGER, K. R.; FERNANDES, C. S.; CAMILLO, J.; BRICK, E. M. Abordagem De Temas No Ensino De Ciências E Matemática: Um Olhar Para Produções Relacionadas À Educação Do Campo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 172, 2018.

LIAO, T. A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais? Rematec, v. 12, n. 25, p. 87-98, 2017.

LIMA, A. S.; LIMA, I. M. As formações matemática, pedagógica e sociopolítica de professores em cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Unicsul, 2016a. p. 1-11.

______. Os Conteúdos Matemáticos e as Realidades dos Alunos Camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo? Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 19, p. 124-141, 2016b.

______. Elementos de uma relação entre o ensino de Matemática e as atividades produtivas camponesas. Entrelaçando, v. 10, n. 2, p. 1-14, 2016c.

______. Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. Rematec, v. 12, n. 25, p. 54-69, 2017.

______. Diálogo, investigação e criticidade em um curso de Licenciatura em Educação do Campo. REMATEC Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 14, n. 32, p. 67–79, 2019.

LIMA, A. S.; LIMA, I. M. S.; OLIVEIRA, H. M. Diversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de Matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 731–752, 2020.

LIMA, A. S.; MELO, S. T. Um modelo de formação continuada para professores e professoras de escolas do campo. Congreso Universidad, v. 5, n. 3, p. 49-60, 2016.

LOPES, R. M. G.; GONDIM, D. M. Ficção – Fricção: Operando Aberturas de Ar e Produzindo Educação Matemática de/na/com/para Educação do Campo. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 3, p. 87–105, 2018.

LOPES, T. B.; LEÃO, M. F.; DUTRA, M. M. Etnomatemática Como Metodologia Para Ensinar E Aprender Conceitos Matemáticos Na Educação Do Campo. Rev. Educ., Cult. Soc., v. 8, n. 1, p. 236–249, 2018.

MACÊDO, M. C.; MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. L. Recursos para ensinar Matemática em escolas do campo: perspectivas discentes. TEMA-Revista Eletrônica de Ciências, v. 17, n. 26/27, p. 18-32, 2016.

MATTOS, J. R. L.; RAMOS, J. R. Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo. Rematec, v. 12, n. 25, p. 37-53, 2017.

MONTEIRO, C. E. F. Educação Matemática na Educação do Campo: reflexões a partir de pesquisas recentes. Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - Sipemat, 5., Belém, 2018. Anais... Belém: UFPA, 2018. p. 1-20.

MONTEIRO, C. E. F.; MARTINS, M. N. P.; CARVALHO, L. M. T. L.; QUEIROZ, T. N. Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo. Rematec, v. 12, n. 25, p. 21-36, 2017.

NETO, V. F. Educação Matemática Crítica e Educação do Campo: Reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Unicsul, 2016. p. 1-13.

NETO, V. F.; SILVA, C. O. A escola do campo: a busca por uma identidade. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, n. 9, p. 84-103, 2016.

______. A formação de professores de Matemática na licenciatura em Educação do Campo. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 12., 2017, Recife. Anais... Recife: Anpae, 2017. p. 1077-1084.

OVIGLI, D. F. B.; LOURENÇO, A. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Formação docente para Educação do Campo: as habilitações em Ciências da Natureza e Matemática. Revista Internacional de Formação de Professores (RIPF), v. 1, n. 3, p. 80–92, 2016.

PEREIRA, F.; SILVA, K. P. Educação do Campo e o ensino da Matemática: uma relação possível. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 1, p. 32-50, 2016.

PIRES, E. T.; MORAIS, T. S.; GONÇALVES, K. L. N. Educação Matemática do Campo: práticas socioculturais em contexto ribeirinho marajoara. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Unicsul, 2016. p. 1-12.

RAMOS, A.; FARIA, P.; FARIA, A. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014.

RIBEIRO, M. Reforma agrária, trabalho agrícola e educação rural: desvelando conexões históricas da educação do campo. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 1, p. 79-100, 2015.

ROSA, M. Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones. Rematec, v. 12, n. 25, p. 99-120, 2017.

ROSEIRA, N. A. F. O ensino de matemática na educação do campo: sobre os potenciais de formação em valores e para a cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Unicsul, 2016. p. 1-12.

SACHS, L. Desafios para a Educação do Campo no Estado de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Unicsul, 2016. p. 1-12.

______. Matemática é Matemática, ou tem Matemática do Campo? Com a Palavra o Professor, v. 1, n. 1, p. 70-87, 2017a.

______. Teorias de currículo, Etnomatemática e Educação do Campo. FÓRUM NACIONAL SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA, 4., 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2017b. p. 177-185.

______. Multiplicidade de Conhecimentos Matemáticos na Educação do Campo. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, p. 9–29, 2019.

SACHS, L.; CORRÊA, L. G. Limites e possibilidades no planejamento e desenvolvimento de atividades com complexos de estudo na Educação do Campo Introdução. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 95–119, 2020.

SACHS, L.; ELIAS, H. R. A Formação Matemática nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 30, n. 55, p. 439–454, 2016.

SACHS, L.; ANDRADE, M. M.; SANTOS, J. G. Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas. Rematec, v. 1, n. 25, p. 7-20, 2017.

SAKAI, E. C. T.; NOGUEIRA, K. F. P.; ANDRADE, S. V. R. Percursos da Educação do Campo: um olhar para as aulas de investigações matemáticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Unicsul, 2016. p. 1-12.

SANTOS, J. V. Relato de experiência: o currículo e a relação escola–comunidade em uma escola do campo. FÓRUM NACIONAL SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA, 4., 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2017. p. 172-176.

SANTOS, S. R. M.; MONTEIRO, C. E. F. o que dizem professores sobre Educação Infantil do Campo: um estudo numa rede municipal de ensino. ENCONTRO DE PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA PARAÍBA, 4., 2017, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2017. p. 263-274.

SANTOS, M. G.; ROOS, L. T. W. Educação do Campo: dialogando com professores formadores da área de Educação Matemática. Rematec, v. 1, n. 25, p. 70-86, 2017.

SANTOS, J. G. C.; SACHS, L. Relações entre movimentos sociais e cursos de licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática do Paraná. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Unicsul, 2016. p. 1-12.

SANTOS, C. E. F.; PALUDO, C.; OLIVEIRA, R. B. C. Concepção de educação do campo. In C. N. Z. Taffarel et al. (org.). Cadernos didáticos sobre educação no campo (pp. 13-65). Salvador: UFBA, 2010.

SCHRENK, M. J.; NOVAES, B. W. D. A cultura escolar do campo e o ensino de matemática: aproximações e distanciamentos. Encontro Paranaense de Educação Matemática – EPREM, 14., Cascavel, 2017. Anais... Cascavel: Unioeste, 2017a. p. 1-16.

______. Educação do Campo e o ensino da Matemática: o que revelam os cadernos escolares. SEMINÁRIO TEMÁTICO CADERNOS ESCOLARES DE ALUNOS E PROFESSORES E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1890-1990, 15., Pelotas, 2017. Anais... Pelotas: UFPes, 2017b. p. 1-12.

______. cultura escolar do campo e o ensino da matemática. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, n. 3, p. 451, 2018.

SILVA, F. C. Ensino de Matemática na perspectiva da Educação do Campo. SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL, 10., Rio Branco, 2016. Anais... Rio Branco: UFAC, 2016. p. 1-14.

SILVA, J. P.; LIMA, I. M. S. A natureza falibilista da Matemática, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo: uma aproximação. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Unicsul, 2016. p. 1-11.

SILVA, C. O. A; NETO, V. F. Práticas matemáticas campesinas em currículos de escolas do campo. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 12., 2017, Recife. Anais... Recife: Anpae, 2017. p. 569-577.

SOUZA, R. B. Programa Etnomatemática: análise de práticas pedagógicas de ensino de matemática no contexto de Educação no/do Campo. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Unicsul, 2016. p. 1-12.

SOUZA, J. M. G.; MONTEIRO, C. E. F. Interpretação de gráficos: análise e reflexões sobre a compreensão de professores que atuam em escolas do campo. ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., Garanhuns, 2017. Anais... Garanhuns: Sbem-PE, 2017. p. 1-12.

TEIXEIRA JUNIOR, V. P. Contextualização e valorização em Wittgenstein: discussões na relação entre educação matemática e educação do campo. Acta Scientiarum. Education, v. 40, n. 3, 2018.

______. Jogos de Linguagem na Educação do Campo: Cotidiano e Matemática na Visão de Professores do Campo. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 57–72, 2020.

XAVIER, F. J. R.; FREITAS, A. V. Práticas pedagógicas em matemática na EJA e a permanência de estudantes em uma escola da zona rural do Ceará. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 238–253, 2019.

WANDERER, F. Educação Matemática em escolas multisseriadas do campo. Acta Scientiae, v. 18, n. 2, p. 335-351, 2016.

WANDERER, F. Educação Matemática, processos de regulação e o Programa Escola Ativa. Educação Pública, v. 26, n. 61, p. 201-221, 2017.

ZANLORENZI, M. A.; OLIVEIRA, A. M. Educação Matemática em territórios contestados: um currículo diferenciado para as ilhas do litoral do Paraná. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n. 3, p. 209, 2017.

ZOTTIS, B. L. M., JACQUES, S. T.; ROOS, L. T.W.; FARIAS, G.F. Educampo e Educação Matemática: ressignificando experiências. COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO - COLBEDUCA, 2., Joinville, 2016. Anais... Joinville: Udesc, 2016. p. 310-321.
Publicado
2020-12-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 72
  • PDF Downloads 72
Como Citar
MONTEIRO, C. E. F. Relações entre educação matemática e educação do campo: análise de publicações recentes . REMATEC, v. 15, n. 36, p. 108-129, 22 dez. 2020.
Seção
Artigos Científicos