A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática

Palavras-chave: Educação matemática, Abordagens metodológicas, Pesquisa educacional

Resumo

O presente artigo traz de forma sintética um percurso introdutório sobre discussões voltadas para a compreensão de abordagens de pesquisa desenvolvidas em educação matemática. A partir de uma breve explanação de aspectos relacionados ao desenvolvimento dos percursos das tendências ou abordagens em educação matemática, apresenta-se um panorama relacionado com a multiplicidade e diversidades de procedimentos de pesquisa, ações e delineamentos instrumentais e metodológicos, configurados nas últimas décadas, de uma forma progressiva. Este panorama, de certa forma, projeta uma amplitude de possibilidades de pesquisas, apresentando alguns exemplos de configurações, instrumentos, procedimentos ou denominações de investigações. Concluímos, apresentando uma discussão envolvendo o futuro da pesquisa em educação matemática, projetando epistemologias de abordagens possíveis e uma discussão sobre alguns cuidados e precauções que os investigadores em educação matemática necessitam ter quando do delineamento e organização das suas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa em educação matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. R. B. E. C. T., vol 5, n.2, p.16-26, mai-ago. Caxambu, 2003.

BRAY Mark; ADAMSON Bob; MASON Mark (Orgs.). Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e métodos. Brasília: Líber Livro, 2015.

CARVALHO, João Pitombeira de. Avaliação e Perspectivas da área de Ensino de Matemática no Brasil. Em Aberto. Ano 14, n. 62, p.74-88, abr./jun, 1994.

COBELLACHE, Rodrigo Cesar. Tecnologias na educação matemática: tendências da pesquisa acadêmica na região sul do brasil. Dissertação (Educação em Ciências e em Matemática), UFPR, Curitiba, 2017.

CHRONAKI Anna. (Ed.) Proceedings of the ninth international mathematics education and society conference. MES9. Volos, Greece: University of Thessaly Press, 2017.

CURRY, Helena Noronha. Erros na aprendizagem de matemática: relatos de pesquisas e reflexões. 1. ed. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, v. 1, 2016, 194p.

DARSIE, Marta Maria Pontin. A metacognição como estratégia de superação de crenças e sentimentos negativos em relação à matemática: a aprendizagem matemática no curso de pedagogia. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, v.4, p.1-13, 2017.

DIAS, Ana Lúcia Braz; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. Contribuições da Educação Comparada para Investigações em Currículos de Matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.19, n.3, p.230-254, 2017.

DIAS, Marcelo. Tendências em Educação Matemática: percursos curriculares brasileiros e paraguaios. Curitiba: Appris, 2016, 245p.

FOSSA, John Andrew; MENDES, Iran Abreu. Tendências atuais na educação matemática: experiências e perspectivas. In: Encontro de pesquisa educacional do nordeste, 13. 1998. Natal. Anais do XIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. Natal: EDUFRN, 1998 (Coleção EPEN, n. 19).

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas/SP: Autores Associados, 2006 (Coleção formação de professores)

GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias; NUNEZ, Isauro Beltran. A Teoria de P. Ya. Galperin nas pesquisas em educação matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 3, p. 277-295, set./dez. 2017.

KAISER, Gabriele. (Ed.) Proceedings of the 13th International Congress on Mathematical Education, ICME-13. Switzerland: Springer, 2017.

LOPES, Thiago Beirigo; PALMA, Rute Cristina Domingos da e SÁ, Pedro Franco de. Engenharia didática como metodologia de pesquisa nos projetos publicados no EBRAPEM (2014-2016). Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.20, n.1, pp. 159-181, 2018.

MAFRA, José Ricardo e Souza; SÁ, Pedro Franco de. Abordagens na pesquisa em educação Matemática: algumas reflexões e perspectivas epistemológicas. Revista Tempos e Espaços em Educação, 13(32), 1-21. 2020 https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13465 Acesso em: 12/09/2020.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de; SFORNI, Marta Sueli de Faria; ARAÚJO, Elaine Sampaio. Objetivação e apropriação de conhecimentos na atividade orientadora de ensino. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2011.

SCHOENFELD Alan. Research methods in (mathematics) education. In: ENGLISH LYN. (Ed.). Handbook of International Research in Mathematics Education. 2. Ed. Nova York: Ed. Routledge Taylor & Francis Group, 2008.

SILVA, Cecy Leite Alves da; GODOY, Elenilton Vieira. Tendências De Pesquisa Em Educação Matemática que Privilegiam As Dimensões Social, Cultural E Política Da Matemática Escolar. REnCiMa, Edição Especial: Educação Matemática, v.7, n.4, p. 128-148, 2016.

SOUZA, Carla Alves de. Circulação e apropriação de ideias em Educação Matemática: aproximações. Tese (Doutorado em Educação). USP, 2016, 421p.

STEFFE Leslie; THOMPSON Patrick, Teaching experiment methodology: Underlying principles and essential elements. In: KELLEY, Anthony; LESH, Richard (Eds.) Handbook of research design in mathematics and science education, Mahwah, NJ: Erlbaum, 2000.
Publicado
2020-12-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 62
  • PDF Downloads 62
Como Citar
SÁ, P. F.; MAFRA, J. R. S. A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática. REMATEC, v. 15, n. 36, p. 192-209, 22 dez. 2020.
Seção
Artigos Científicos