Editorial

Palavras-chave: Editorial SIPEMAT

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará
Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). E-mail: iamendes1@gmail.com
Miguel Chaquiam, Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Licenciado em Ciências pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1983), Licenciado em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1984), Especialista em Matemática pela UNESPA (1989), Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2012). Atualmente é professor da Universidade da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atua no ensino superior na qualidade de professor nos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências e Pedagogia, e nos Cursos de Especialização em Educação Matemática e Fundamentos de Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Computacional, Álgebra Linear; Estruturas Algébricas, Análise Real, História da Matemática, História das Ciências e Formação de Professores. Foi professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio durante 18 anos, Diretor da SBEM-PA durante o triênio 2004/2007, membro da DNE da SBEM no triênio 2007/2010. É avaliador da Revista Iberoamericana de Educação Matemática - UNIÓN, membro do Comitê Científico da Revista REMATEC, Membro do Conselho Editorial da Coleção Contextos da Ciência, uma publicação da Editora Livraria da Física. Professor no Ensino Superior há mais de 30 anos. Vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Líder do Grupo de Pesquisa em História, Educação e matemática na Amazônia (GHEMAZ). Membro da Diretória da SBHMat e Coordenador Científico do XIII Seminário Nacional de História da Matemática (XIII SNHM), que será realizado em Fortaleza (CE), no período de 14 a 17 de abril de 2019, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Referências

.
Publicado
2020-12-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 36
  • PDF downloads: 30
Como Citar
MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. Editorial. REMATEC, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. Disponível em: http://rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/311. Acesso em: 7 maio. 2021.
Seção
Editorial