Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos Científicos

v. 16 (2021): Fluxo Contínuo

A avaliação da experiência de Matemática Moderna nos liceus portugueses


Publicado
February 2, 2021

Resumo

Uma avaliação inédita da experiência de introdução da Matemática Moderna nos liceus portugueses iniciada em 1963 é discutida neste artigo e confrontada com outros documentos da época, alguns também inéditos. As limitações da avaliação são discutidas e enquadram-se as reações negativas dos responsáveis pela experiência numa mudança de objetivos para a reforma, que, a partir de 1968 se dirige à generalidade dos alunos e não apenas a um grupo selecionado.

Referências

A revisão dos programas da disciplina de Matemática do 3.º ciclo do ensino liceal. Diário de Lisboa, v. 5/7/1963, p. 8, 1963.

ALBUQUERQUE, L. Reflexões sobre o ensino da Matemática «Moderna». Diário de Lisboa, v. 18/10/68, p. 3-4, 1968.

ALMEIDA, M. C. Um olhar sobre o ensino da Matemática, guiado por António Augusto Lopes. 2013. Tese de doutoramento. Universidade Nova de Lisboa.

ALMEIDA, M. C.; CANDEIAS, R. Os programas de matemática do ensino primário, da Telescola e do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário. In: ALMEIDA, A. N. J. e MATOS, J. M. (Ed.). A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974). Caparica: UIED e APM, 2014. p.39-68.

ALMEIDA, A. J. et al. A matemática moderna nos jornais diários de Lisboa. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, em impressão.

BENTO, M. A. M. A introdução da Matemática Moderna no Ciclo Preparatório do Ensino Secundário em Portugal. 2012. Tese de Mestrado. Universidade Nova de Lisboa.

BURKE, P. What is the history of knowledge. Malden: Polity Press, 2016.

CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

Continua em exercício no actual ano lectivo a Comissão encarregada de atualização de métodos de ensino de Matemática. O Século, v. 28/1/1966, p. 9, 1966.

Despachos ministeriais (Julho de 1963). Revista Portuguesa de Pedagogia, v. IV, n. 1-2, p. 239-241, 1963.

FURINGHETTI, F.; MATOS, J. M.; MENGHINI, M. From mathematics and education, to mathematics education. In: M. CLEMENTS, A. B., C. KEITEL, J. KILPATRICK, & F. LEUNG (Ed.). Third International Handbook of Mathematics Education. Nova Iorque: Springer, 2013. p.273-302.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais, morfologia e história. São Paulo: Editora Schwarcz, 1989.

LIMA, Y. Modernização da matemática no liceu: um programa inédito de Sebastião e Silva. In: (Ed.). Homenagem a José Sebastião e Silva. Lisboa: Departamento de Matemática da FCUL, 1997. p.99-114.

LOPES, A. A. In Memoriam do Prof. J. Sebastião e Silva. (1, 2). Arquivo António Augusto Lopes. 2014.

MATOS, J. M. Mathematics education in Spain and Portugal. Portugal. In: KARP, A.; SCHUBRING, G. (Ed.). Handbook on the History of Mathematics Education. Londres: Springer, 2014. p.291-302.

MATOS, J. M.; ALMEIDA, M. C. A reforma da matemática moderna em Portugal. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática, v. 4, n. 2, p. 5-30, 2018.

MATOS, J. M.; ALMEIDA, M. C. Evaluating modern mathematics curricula. MES – Matemáticas, Educación y Sociedad, em publicação.

Notícias de GEPAE. Educação. Boletim do Gabinete de Estudos e Planeamento da Ação Educativa, 1(1), 50-81, 1969.

OECD. Committee for Scientific and Technical Personnel. Pilot demonstrations of modern science teaching in secondary schools, STP(63)37, 21/11/1963.

Os trabalhos para a reforma do ensino secundário em Portugal apreciados por um especialista da O.C.D.E. (1968). Diário de Lisboa, 8/5/1968, 13.

Os trabalhos para a reforma do ensino secundário em Portugal apreciados por um especialista da O.C.D.E. Diário de Lisboa, v. 8/5/1968, p. 13, 1968.

SILVA, J. S. Projeto de Modernização do Ensino da Matemática no 3.º Ciclo dos Liceus Portugueses. (1, 3). Arquivo António Augusto Lopes. 1969.

SILVA, J. S. E. Guia para a utilização do Compêndio de Matemática (2º e 3º volumes). Lisboa: GEP, 1977.

VENTURA, M. J. S. O ensino das matemáticas nas escolas secundárias. Labor, Revista de Ensino Liceal, v. 25, n. 199, p. 263-361, 1961.

VENTURA, M. S. Acerca da avaliação dos resultados da experiência de Matemática Moderna ao nível do 3.º ciclo dos Liceus. 8/8/1968. 1968.