Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)

Palavras-chave: Saberes Elementares, Aritmética, Ensino Primário, Revistas Pedagógicas

Resumo

Nesse trabalho caracterizamos os saberes elementares aritméticos identificados nas Revistas Pedagógicas que circularam no Estado do Pará entre 1890 e 1904. Nossa finalidade é evidenciar os modos como os fundamentos teóricos e didáticos relacionados ao ensino de aritmética no primário eram abordados nesses periódicos para contribur na aquisição de saberes profissionais pelos professores do ensino primário, nos fins do século XIX e inicio do século XX, no Pará. A partir de uma pesquisa documental realizada junto ao Arquivo Público do Pará, os periódicos foram investigados a fim de identificar agrupar os saberes relativos a aritmética, geometria e desenho, e por fim analisar os conteúdos de artimética. Os resultados mostraram que as revistas pedagógicas da época apresentavam saberes elementares a ensinar e em diversos momentos encaminhavam métodos de ensino com simples abordagens, como forma de oferecer ao professor novas maneiras de tratar tais saberes em suas atividades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará
Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). E-mail: iamendes1@gmail.com
Glaucianny Amorim Noronha, Universidade da Amazônia - UNAMA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e Doutora pelo Programa de Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará - UFPA (2018). Tem experiência na área de coordenação Pedagógica, orientação educacional, ensino polivalente e ensino superior na área de Educação Matemática, com ênfase em Formação de professores que ensinam Matemática. Foi bolsista de pós-graduação (Mestrado) pela CAPES. Atualmente atua como professora Adjunto I da Universidade da Amazônia - UNAMA e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da UNAMA, é membro da comissão ENADE, membro do Conselho do Curso e membro do Núcleo Docente Estruturante, ambos do curso de Licenciatura em Matemática da UNAMA. Faz parte do Conselho Pedagógico do CONTAR Jornal da escola. Faz parte dos grupos de Estudos "CONTAR" que está inserido no projeto ?Leitura e escrita: recortes inter e multidisciplinares no ensino de matemática e português?, financiado pelo Observatório da Educação (CAPES/INEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática - GEHEM, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará e do Grupo de Estudos em História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, o GHEMAT desenvolve projetos de pesquisas que têm como objetivo produzir história da educação matemática.

Referências

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno 1, n. 1, 03 de maio de 1900. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno 1, n. 4, junho de 1900. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno 1, n. 5, 30 de agost de 1900. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno 1, v II, outubro de 1900 a março de 1901. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno IV, n.46, janeiro de 1904. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno IV, n.47, fevereiro de 1904. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno IV, n.48, março de 1904. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno IV, n.49, abril de 1904. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno IV, n.50, maio de 1904. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno IV, n.51,junho de 1904. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno IV, n.52, julho de 1904. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno IV, n.53, agost de 1904. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno IV, n.54, setembro de 1904. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno IV, n.55, outubro de 1904. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno IV, n.56, novembro de 1904. Belém/Pará: Impressa Official.

A ESCOLA. Revista Official de Ensino. Anno IV, n.57, dezembro de 1904. Belém/Pará: Impressa Official.

ALVES, V. Arithmetica. A Escola: revista official de ensino de estado do Pará. a. 1, v. II, out.-mar., 1900-1901b.

ALVES, V. O nosso ensino primario em 1891. Revista de Educação e Ensino, a. 1, v. 1, n. 10, dez. 1891. p. 161 e 162.

ALVES, V. REGRAS PARA AS REDUÇÕES MÉTRICAS. A Escola: revista official de ensino de estado do Pará. a. 1, v. II, out.-mar., 1900-1901a.

ALVES, V. Arithmetica Problema. A Escola: revista official de ensino de estado do Pará. a. 1, n. 5, ago. 1900a, p. 532-533.

ALVES, V. Arithmetica. A Escola: revista official de ensino de estado do Pará. a. 1, n. 5, ago. 1900b, p. 533.

ALVES, V. Arithmetica Problema. A Escola: revista official de ensino de estado do Pará. a. 1, n. 5, ago. 1900a, p. 532-533.

CERTEAU, M. de. A Escrita da história/Michel de Certeau; tradução de Maria de Lourdes Menezes; revisão técnica [de] Arno Vogel. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.

FONTENELLE, Bezerril. Compendio de systema metrico decimal do professor Vilhena Alves. Revista Educação e Ensino. a. II, v. II, n. 8, ago. 1892, p. 125-126.

HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (Trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: LF Editorial, 2017.

JULIA, D. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Artigo da Revista Brasileira de História da Educação. 1º NÚMERO – 2001 Editora Autores Associados – Campinas-SP

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno II, v.II, n.1, jan. 1892a. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno II, v.II, n.10, out. 1892j. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno II, v.II, n.11, nov. 1892k. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno II, v.II, n.11, nov. 1892m. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno II, v.II, n.2, fev. 1892b. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno II, v.II, n.3, mar. 1892c. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno II, v.II, n.4, abr. 1892d. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno II, v.II, n.5, mai. 1892e. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno II, v.II, n.5, mai. 1892f. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno II, v.II, n.7, jun. 1892g. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno II, v.II, n.8, ago/set. 1892h. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno II, v.II, n.9, set. 1892i. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno III, v.III, n.3, mar. 1893. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno III, v.III, n.4, abr. 1893. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno III, v.III, n.5, mai. 1893. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno III, v.III, n.6, jun. 1893. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno III, v.III, n.7, jul. 1893. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno III, v.III, n.8, ago. 1893. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno III, v.III, n.9, set. 1893. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno IV, v.IV, n.10, out. 1894. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno IV, v.IV, n.2, fev. 1894. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno IV, v.IV, n.3, mar. 1894. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno IV, v.IV, n.4, abr. 1894. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno IV, v.IV, n.5, mai. 1894. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno IV, v.IV, n.6, jun. 1894. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno IV, v.IV, n.7, jul. 1894. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno IV, v.IV, n.8, ago. 1894. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno IV, v.IV, n.9, set. 1894. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno V, v.V, n.7, jul. 1895. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, Anno V, v.V, n.9, set. 1895. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, v.I, n.10, dez. 1891. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, v.I, n.8, out. 1891. Belém/Pará: Impressa Official.

REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Belém, v.I, n.9, nov. 1891. Belém/Pará: Impressa Official.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático, In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.).. Saberes em (Trans)formação: tema central da formaçãod e professores. São Paulo: LF Editorial, 2017, p. 201-228.

VIÑAO, A. Culturas escolares e reformas: sobre a natureza histórica dos sistemas e instituições educativas. Universidade de Murcia. Espanha. 2000.
Publicado
2021-02-02
Métricas
  • Visualizações do Artigo 40
  • PDF Downloads 40
Como Citar
MENDES, I. A.; NORONHA, G. A. Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904). REMATEC, [S. l.], v. 16, p. 73-93, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p73-93.id322. Disponível em: http://rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/322. Acesso em: 9 mar. 2021.
Seção
Artigos Científicos