Dissertações em história e epistemologia da matemática: contribuiçõespara a abordagem da geometria plana no ensino médio

Rafael José Alves do Rego Barros

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar o conteúdo de Geometria Plana abordado em cada uma das dissertações classificadas em História e Epistemologia da Matemática no período entre 1990 e 2010, nos programas de pós-graduação do Brasil. Tomamos como referência para selecioná-las, as três tendências atuais das pesquisas em história da matemática, de acordo com a cartografia das pesquisas nesta área, realizada por Mendes (2010). Para identificar se uma dissertação abordava conteúdos do Ensino Médio, usamos como parâmetro as áreas de conhecimentos do Exame Nacional do Ensino Médio –ENEM. Tentamos mostrar neste artigo a abundância de material que constam nestes trabalhos que podem de alguma forma serem inseridos na nossa prática docente focalizando aqueles trabalhos que abordam conteúdos geometria plana do Ensino Médio, pois muitas vezes essas dissertações, depois de defendidas pouco são utilizadas e são esquecidas nas bibliotecas. Esse artigo servirá para a disseminação destas publicações para um público maior, no sentido de possibilitar uma divulgação dos conteúdos matemáticos que podem ser explorados para abordar conceitos matemáticos na Educação Básica

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