Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros

Vanessa Cristina Rhea, Lorena Carolina Rosa Biff, Lucieli M. Trivizoli

Resumo

Este artigo traz o relato da proposta, implementação e reflexões acerca de uma aula na qual tentouse trabalhar com números inteiros utilizando a História da Matemática como estratégia de ensino. A proposta inicial não cumpriu com seus objetivos nem empregou essa abordagem pedagógica o que levou as autoras a novas reflexões, buscas por referenciais e embasamentos teóricos, culminando com a reformulação da proposta, agora considerando os requisitos e procedimentos para obter uma aula utilizando efetivamente a História da Matemática. Acredita-se que este trabalho contribui para a reflexão necessária à área de História na Educação Matemática e aos professores que muitas vezes acreditam utilizar uma estratégia metodológica corretamente enquanto que, na verdade, há equívocos na própria concepção da metodologia e de sua aplicação. Ademais, acredita-se que a proposta final sugerida pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar assuntos relacionados ao conteúdo dos números inteiros.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.