O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971)

Eliana Maria de Jesus, Janice Cassia Lando

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em andamento que buscou investigar historicamente como ocorria o ensino de matemática no Grupo Escolar Castro Alves (1934-1971), localizado na cidade de Jequié-BA. Embasamos esse trabalho no referencial teórico-metodológico da história cultural e utilizamos como fontes históricas depoimentos orais e pesquisa documental. Por meio dos estudos realizados identificamos vestígios do ensino da matemática no Grupo Escolar Castro Alves: acontecia de maneira que o aluno apreendesse as quatro operações da aritmética e a geometria; o método expositivo foi predominante, de exercícios e, posteriormente, com uso de problemas envolvendo o dia a dia dos alunos; identificamos, também, a utilização de livros didáticos e manuais pedagógicos, bem como indícios do ensino globalizado e do uso da tabuada com memorização mesmo com a difusão de várias vagas pedagógicas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.