Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo

Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Maria Niedja Pereira Martins, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Tamires Nogueira de Queiroz

Resumo


A implantação da Educação do Campo no Brasil foi resultado de muitas lutas pela melhoria das
condições de vida das populações campesinas. Todavia, há ainda muitos desafios, entre os quais o
desenvolvimento de conteúdos curriculares que considerem as especificidades do Campo. Este artigo
problematiza, no âmbito da Educação Matemática, o conceito de recurso, bem como discute aspectos
do acesso e uso de recursos no ensino de Matemática a partir dos resultados de uma pesquisa com
professores de escolas do Campo de uma rede municipal de Pernambuco. Os participantes, num total
de 104, responderam a um questionário semiaberto composto por 23 questões. O artigo apresenta a
análise das respostas referentes ao acesso e à utilização de recursos. Os professores participantes
reconhecem uma variedade de recursos para o ensino da Matemática nos anos iniciais e consideram
importante utilizá-los em sala de aula. Contudo, suas respostas apontam para a necessidade de ampliar
suas percepções sobre recursos no ensino da Matemática em contexto de Educação do Campo, de
maneira que, além da dimensão material, também sejam valorizadas as dimensões culturais e
humanas.


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