Relações étnico raciais e etnomatemática nas teses e dissertações brasileiras (2008-2018): desafios da história e cultura negra como prática escolar

  • Élida de Sousa Peres
    elida.peres@yahoo.com.br
  • Erasmo Borges de Souza Filho
    erasmo@ufpa.br

Resumo

Este artigo aborda resultados da pesquisa desenvolvida pelo ateliê sobre Cultura, Sociedade e Educação Matemática e Cientifica que sistematizou e analisou os principais temas discutidos em teses e dissertações sobre relações étnico raciais e etnomatemática, realizadas em programas de pós-graduação brasileiras. Identificamos 34 estudos relacionados sobre a temática racial em oito áreas de conhecimentos, dentre elas, 12 trabalhos são da área de educação matemática. Tendo como objetivo verificar a interface entre relações étnico raciais e etnomatemática. Como resultado, compilamos as pesquisas em 4 categorias: Implementação da lei 10.639/2003; Relações étnico raciais e cultura; Identidade negra e Currículo. Este texto refletirá os desafios da história e cultura negra nas práticas escolares no ensino de matemática.

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Publicado
2019-01-03
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Como Citar
PERES, Élida de S.; FILHO, E. B. de S. Relações étnico raciais e etnomatemática nas teses e dissertações brasileiras (2008-2018): desafios da história e cultura negra como prática escolar. REMATEC, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 148-164, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n29.p%p.id153. Disponível em: http://rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/153. Acesso em: 7 maio. 2021.
Seção
Artigos Científicos