O ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação

  • Daniel Mira Rodrigues Pinto Universidade Católica do Salvador – UCSAL – Brasil
    danielmira1979@gmail.com
  • Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires Universidade Católica do Salvador – UCSAL
    auxpires@terra.com.br http://orcid.org/0000-0001-9070-5730
Palavras-chave: Formação Inicial, Ensino de Matemática, Cidadania

Resumo

A pesquisa teve como objetivo compreender a importância da matemática na formação do indivíduo, bem como de sua cidadania, além de reconhecer a importância do ensino da matemática na matriz curricular da educação básica para a formação integral do sujeito, e das contribuições dos fundamentos e conteúdos matemáticos para a inclusão social, justiça social e democracia. A metodologia um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde se buscou fundamentar os argumentos da discussão em fontes de livros e artigos através de um levantamento bibliográfico. A discussão fundamentada nos livros e artigos evidencia a importância da matemática para a formação da cidadania e inclusão social dos indivíduos em uma sociedade tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da teoria à prática. 6a ed. São Paulo: Papirus, 2000.

FREITAS, A Função Social da Matemática: uma inserção didática-metodológica para o ensino de matemática, com as profissões das famílias dos bairros carentes. Anais do SIPEMAT. Recife, Programa de Pós-Graduação em Educação-Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco, 2006, 8p.

GERHARDT, Tatiana; SILVEIRA, Denise.Métodos de Pesquisa. UFRGS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 05 de abril às 20:28.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a Questão da Democracia. 1ª ed. São Paulo: Papirus, 2001.

MIRANDA, Lourdes Aparecida Nocette. A importância da matemática financeira no cotidiano e na construção da cidadania. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unesparparanavai_mat_artigo_lourdes_aparecida_nocette.pdf. Acesso em: 14 de abril às 17:49.

Publicado
2019-12-27
Métricas
  • Visualizações do Artigo 348
  • PDF downloads: 676
Como Citar
RODRIGUES PINTO, D. M.; LISBOA MORENO PIRES, M. A. O ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação. REMATEC, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 118-130, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p118-130.id207. Disponível em: http://rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/207. Acesso em: 7 maio. 2021.
Seção
Artigos Científicos