Mapeamento dos artigos publicados na Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo entre 2013 e 2018

Palavras-chave: GeoGebra, Mapeamento, Análise de Conteúdo, Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento e análise de artigos publicados entre 2013 e 2018, na Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, com sede no Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Focalizamos a atenção no conteúdo dos trabalhos publicados a fim de identificar indicadores de produção científica, como forma de verificar o perfil dos estudos sobre a temática. Para garantir a organização e análise, inspiramo-nos em aspectos do método análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2016). O software utilizado MAXQDA permitiu codificar os segmentos dos textos das sessenta e quatro pesquisas, objetos de análise deste estudo. Diante da análise de conteúdo como aporte, constatamos que a utilização do GeoGebra pode ser considerada como uma alternativa na busca de caminhos para a construção de situações além do conteúdo geométrico e que auxiliem na superação das dificuldades do ensino e da aprendizagem não apenas da Matemática como em outros contextos da ciência.

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Biografia do Autor

Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, PEPG Educação Matemática - PUC-SP
Doutorado em Lógica Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação (PUC-SP-2000); em Design Instrucional para Educação On-Line (UFJF-2007) e em Entornos Virtuales de Aprendizaje (OEI-2010). Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atuando na Graduação, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e em Curso de Extensão na COGEAE. Coordenadora da Implantação do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância da PUC-SP no 1oSem/2009. Coordenadora do Instituto GeoGebra de São Paulo. Tem experiência na área de Educação a Distância, Tecnologia Aplicada à Educação, Webquest e Objetos de Aprendizagem. Editora da Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo e da Revista UNIÓN - Revista IberoAmericana de Educación Matemática - FISEM.(2015-2020). ResearchID: J-1240-2014
José Manuel Dos Santos Dos Santos, Instituto GeoGebra de Portugal inED- Centro de Investigação e Inovação em Educação. ESE Politécnico do Porto
Completed the PhD in Computational Algebra in 2019/05/10 by Universidade Aberta, Master in Mathematics Teaching in 2000 by Porto University and Licenciate in Mathematics (Educational Branch) in 1993 by Porto University. In 2017 concluded the course of Adavanced Studies in Computational Algebra in the Universidade Aberta. Concludes the European Phd Course in Sciences Teaching and Disemination by Universidade do Porto Faculdade de Ciências in 2012. Is Researcher in Porto Polytecnic Institut, School of Education, in Research and Inovation Center in Education (inED) and in Center for Research & Development in Mathematics and Aplications (CIDMA). Is also, the Principal Investigator in Portugal GeoGebra Institut . Work actualy in Porto Polytecnic Institut and manage several projects with the Ibeo American States Organization to Education, Culture and Sience and the Calouste Gulbenkian Fundation in order to colaborete with Training Teachers in Countries of Portuguese Language. Was researcher in Universidade de Lisboa Centro de Matemática Computacional e Estocástica. Works in the area(s) of Exact Sciences with emphasis on Mathematics and Sciences with emphasis applied Sciences Education. In their professional activities interacted with 14 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum in Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Spherical geometry; Spherical tilings; GeoGebra; Complex Functions; TIC; Stereographic Projection ; Complex Analisys; Multivariate analysis; Domain colouring; Visualization; Methematics Education Isues. 

Referências

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Publicado
2021-01-14
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Como Citar
ABAR, C. A. A. P.; DOS SANTOS, J. M. D. S. Mapeamento dos artigos publicados na Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo entre 2013 e 2018 . REMATEC, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 01-13, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p01-13.id259. Disponível em: http://rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/259. Acesso em: 7 maio. 2021.
Seção
Artigos Científicos