Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo

  • José Roberto Linhares de Mattos
    stanleygamemaster@gmail.com
  • Josélio Rodrigues Ramos
    stanleygamemaster@gmail.com

Resumo

As atividades de produção rural muito têm impactado o ambiente e ações educativas podem ajudar a minimizar esse cenário. Neste sentido, foram desenvolvidas algumas práticas educativas de matemática, com estudantes de um Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Foram estudadas possibilidades de redução de impactos ambientais causados por atividades rurais a partir do conhecimento matemático, por meio de práticas desenvolvidas no contexto de vida dos estudantes, filhos de pequenos produtores do sudeste do Estado do Pará. Para isto, foram realizadas algumas atividades em um Sistema Agroflorestal, tais como grupos de discussões, construção de maquetes e produção de relatórios. Os resultados apontam para uma melhor compreensão dos conteúdos de matemática, por parte dos estudantes, quando se estuda a realidade vivenciada por eles, bem como a importância da articulação dos conteúdos de matemática com as demais áreas, na busca de alternativas sustentáveis que reduzam impactos ambientais nas atividades do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-10-17
Métricas
  • Visualizações do Artigo 301
  • PDF downloads: 233
Como Citar
MATTOS, J. R. L. de; RAMOS, J. R. Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo. REMATEC, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 37-53, 2017. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2017.n25.p%p.id98. Disponível em: http://rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/98. Acesso em: 7 maio. 2021.
Seção
Artigos Científicos